O universo do marketing digital está em constante evolução, novas ferramentas, plataformas e tipos de conteúdo são gerados a todo momento. Atualmente a presença online de uma empresa requer muito mais que um perfil nas redes sociais, é preciso estar atento as tendências e usar das estratégias certas para ganhar mais espaço, fortalecer a sua marca e se destacar no mercado.
Preparamos esse material para você ficar ligado em 4 tendências que farão sucesso em 2023.
Vídeos impulsionam consumo
Desde a explosão do TikTok e dos famosos reels, o formato de conteúdo em vídeo está em alta e deve continuar em 2023. Segundo a Kantar IBOPE Media, o consumo de vídeo alcança 98% dos brasileiros, e conforme a quinta edição do relatório trimestral YouTube Vibes, 84% consideram vídeos de consumo também como entretenimento. O que torna essencial para as marcas cada vez mais terem ações voltadas a esse formato. É uma estratégia ligada ao marketing de influência, pois esse tipo de conteúdo envolve vídeos de unboxing, demonstrações de uso e avaliações que causam mais impacto vindo de influenciadores (inclusive os micros, outra tendência).
Então, prepare sua câmera!
Data Driven Marketing
O marketing de dados, estratégias com base em informações que possibilitam mapear o comportamento do usuário e traçar tendências. Mas afinal, de onde vêm todos esses dados? Com o avanço da tecnologia, os dados podem ser obtidos através qualquer interação, seja nas redes sociais, em buscas online ou sites. Com isso, as marcas podem elaborar táticas mais assertivas para encontrar o público certo, oferecer uma melhor experiência e impactar a tomada de decisão do consumidor.
Ominichannel
Apesar do avanço crescente da tecnologia e com as pessoas cada vez mais conectadas, o mundo real não está esquecido! A tendência é que as experiências híbridas ganhem cada vez mais força. Interações que misturam o real com o virtual, possibilitando que o público alterne entre vários canais, para satisfazer suas necessidades onde e como quiser. É o que chamamos de omnichannel!
Exemplos de omnichannel
BOPIS (Buy online Pickup in Store)
A possibilidade de comprar online e retirar na loja física. Essa prática reduz o tempo de espera da entrega e os custos de envio. Essa estratégia já é usada por grandes varejistas como: Magazine Luiza, Centauro e Lojas Americanas.
Programa de fidelidade por aplicativos
A Starbuks possui um programa de fidelidade que funciona por meio de um aplicativo onde, além de ganhar uma bebida grátis ao se cadastrar, seu cliente pode colocar créditos e usa-ló como um cartão. O app também oferece recompensas conforme a utilização do usuário.
UGC – Conteúdo gerado pelo usuário
O UGC ou User-Generated Content se refere a qualquer tipo de mídia produzida pelo usuário, como comentários, posts, fotos ou vídeos, sobre os serviços/produtos de uma empresa. É uma estratégia usada pelas lojas de e-commerce, onde nos sites/apps, os consumidores expõem suas avaliações com fotos e vídeos dos itens adquiridos. Essa é uma tendência que pode ser levada para as redes sociais, abrindo um espaço de compartilhamento de conteúdos espontâneos feitos por pessoas que compram seus produtos ou utilizam seus serviços.
Leia também: Mitos do registro de marcas
Sua marca está preparada?
Lembrete: Sua marca é o bem mais valioso do seu negócio, por isso, merece ser protegida! Afinal, você não quer ter todo seu investimento e anos de trabalho indo parar nas mãos de outro não é mesmo?! Fale conosco e registre sua marca. 👇®️