Um ponto muito importante ao dar entrada no processo de registro da sua marca é a escolha da classificação em que ela se enquadra. Ao registrar uma marca, é necessário listar todos os serviços ou produtos oferecidos pela empresa. Continue a leitura para entender mais sobre como isso pode influenciar no seu registro.
O Instituto Nacional de Propriedade Industrial adota a “Classificação de Nice”, um sistema de classificação internacional para pedidos de marcas que está dividido em 45 classes, sendo 34 referentes a produtos e 11 referentes a prestação de serviços.
Para que serve a classificação?
A Classificação de Nice serve para evitar que marcas iguais ou semelhantes sejam registradas, para os mesmos produtos ou serviços, pois isso provavelmente causaria confusão na mente dos clientes.
Como exemplo, podemos citar duas marcas conhecidas pelo público: a revista Veja e o produto de limpeza Veja. Ambos possuem a mesma marca, mas como estão em classificações distintas por oferecerem produtos diferentes, conseguem conviver normalmente no mercado. Mas, caso as duas empresas utilizassem a mesma marca para vender revistas, seria muito confuso para o consumidor distinguir de qual empresa estaria adquirindo o produto.
Por que é importante classificar corretamente?
O registro da marca garante sua exclusividade dentro de todo o segmento em que atua e evita que terceiros a utilizem sem autorização. Porém, caso seu registro seja classificado incorretamente, sua marca não estará protegida de maneira adequada ou seu pedido pode ser indeferido pelo órgão federal.
Nós da GVG estamos aqui para te auxiliar em cada etapa do processo de registro, inclusive realizando o enquadramento correto das classes para blindar sua marca, garantindo sua proteção e exclusividade.
Entre em contato conosco e garanta a proteção da sua marca: ☎ (85) 3495-4400 📞 (85) 98124-2324
Ou clique aqui e tenha atendimento imediato.
Leia também: Como usar seus concorrentes a seu favor