A estreia da Casa de Vidro do Big Brother Brasil 23 movimentou a internet e já garantiu vários memes. Com um alto nível de engajamento, os memes costumam fazer parte das estratégias de marketing das marcas para ganhar mais visibilidade. Porém, é necessário cautela ao usá-los, pois pode acabar se tornando uma grande dor de cabeça. Quer entender melhor sobre o assunto? Continue a leitura e evite problemas para sua empresa.
Divertidos, satirizando situações corriqueiras da vida, os memes são um grande fenômeno da internet. Por terem um alto alcance e conquistarem inúmeras curtidas, comentários e compartilhamentos, passaram a estar presentes na estratégia de marketing das empresas, pois assim conseguem atingir seu público de forma descontraída, com a possibilidade de alcançar mais pessoas, afinal quem nunca riu com um meme e imediatamente compartilhou com amigos não é mesmo?! 😅
Apesar de serem muito usados e uma ótima opção para aproveitar a pauta de assuntos em alta, é preciso tomar cuidado em sua utilização, pois dentro disso está um quesito muito importante, o direito de imagem.
Vejamos o que consta no artigo 20 do nosso Código Civil:
“Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessárias à administração da justiça ou à manutenção da ordem pública, a divulgação de escritos, a transmissão da palavra, ou a publicação, a exposição ou a utilização da imagem de uma pessoa poderão ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuízo da indenização que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais”
Ou seja, o uso da imagem das pessoas retratadas deve ser autorizado, caso contrário, a utilização indevida pode gerar processo e indenização. Além disso, quando falamos de memes, também é necessário se atentar aos direitos autorais. Assim, o uso de músicas, expressões ou bordões devem ser autorizados.
Em se tratando de uso de imagem de pessoas para fins econômicos ou comerciais, não há necessidade de provar o prejuízo, basta a utilização da imagem para gerar a obrigação de indenizar, podendo chegar a valores milionários.
Durante o BBB 21, Lumena e Karol Conká foram alvos de vários memes e inclusive, tiveram suas imagens ligadas a promoções feitas por diversas empresas. Após sua eliminação do reality, Lumena avisou em suas redes sociais sobre a possibilidade de processar empresas e pessoas que utilizaram a sua imagem de forma indevida e para fins comerciais sem autorização da mesma.
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